PES

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Caros Colegas

O projeto de “Promoção e Educação para a Saúde” (PES) tem como finalidades a sensibilização, a promoção e adoção de medidas no âmbito da saúde em meio escolar, a fim de levar as crianças e jovens a adotarem comportamentos de vida saudável.

Nesse sentido, o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE|2015) apela à união de esforços na promoção de contextos escolares favoráveis à adoção de estilos de vida mais saudáveis e à melhoria da literacia para a saúde de toda a comunidade educativa.

No âmbito da sua intervenção, e dando continuidade ao processo encetado no ano letivo anterior, a equipa do PES pretende dinamizar iniciativas, promover parcerias e estabelecer protocolos que viabilizem a concretização de ações incidentes na comunidade escolar e que se enquadrem no âmbito das grandes áreas temáticas definidas no PNSE:

Saúde Mental e Prevenção da Violência
Educação Alimentar e Atividade Física
Comportamentos Aditivos e Dependências
Afetos e Educação para a Sexualidade

No âmbito da intervenção, informamos que já está em funcionamento o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA), serviço que funciona na escola sede, prestando apoio e informação aos alunos nas áreas de saúde e sexualidade, com o seguinte horário:

Segunda – feira  – 09:00/12:30 Drª Paula Silva (Psicóloga)
Terça-feira  – 14:00/15:30 Enfermeira Ana Rodrigues

A equipa responsável pela PES informará atempadamente sobre as iniciativas a realizar no corrente ano letivo, utilizando para o efeito os mecanismos informativos disponíveis (Página do Agrupamento e Email institucional).

Os objetivos justificam, e necessitam, do envolvimento de toda a comunidade nas intervenções a realizar no terreno, condição decisiva para o sucesso pretendido.

Queremos contar com a colaboração de toda a comunidade escolar, quer na organização, dinamização e realização de iniciativas, quer através da apresentação de sugestões e propostas que possam tornar as intervenções mais assertivas, eficientes e eficazes.

Para o efeito poderão contactar diretamente os elementos da equipa ou utilizar o email   pes@dpedro.net  .

A equipa PES