Patrono – D. Pedro I

A este Agrupamento foi atribuído o nome de D. Pedro I (1320-1367) pelo facto de este Rei de Portugal reunir as seguintes ligações significativas a esta freguesia:

– ter recebido a Quinta de Canidelo, mais tarde Quinta do Paço, por doação da família Coelho, em 1352, com todas as propriedades que lhe pertenciam e que incluíam os povoados de Canidelo, Lavadores e de Afurada;

– ter vivido, provavelmente, na Quinta do Paço, na companhia de D. Inês de Castro, entre o início de 1352 até ao fim de 1353 , sendo mesmo de admitir que, em Canidelo, terá nascido a filha de D. Pedro e D. Inês de Castro, D. Beatriz;

– ter em 1363, elevado Canidelo à categoria de concelho, com as mercês e regalias próprias, nomeadamente, eleger juízes, ter autonomia judicial e cadeia própria. Este reconhecimento poderá estar ligado ao facto de ter vivido aqui com Inês de Castro.

Pedro I ficou conhecido com os cognomes de “Justiceiro” ou “Cru”. Pai de dois Reis de Portugal, D. Fernando I e D. João I, Mestre de Avis, foi caracterizado por Oliveira Marques como um Rei “(…) preocupadíssimo com a administração da justiça, em íntimo contacto com o povo, que o adorava apesar dos seus atos de crueldade e loucura.”.

Na verdade, segundo o cronista Fernão Lopes,  o povo, aquando da sua morte, dizia   “(…) que taaes dez anos  nunca houve em Portugal como este que reinara elRei Dom Pedro”.