Os exploradores no Estuário do Douro

Estudo de campo na Reserva Natural do Estuário do Douro integra projeto interdisciplinar

No passado dia 13 de outubro as turmas A, H e J do quinto ano da escola D. Pedro I participaram numa visita de estudo à Reserva Natural do Estuário do Douro.

Os alunos saíram da escola às 8.30H acompanhados por vários professores. O percurso foi feito a pé, chegando à Reserva Natural do Estuário do Douro às 9.15H. No local já se encontrava um guia do Parque Biológico de Gaia, que partilhou informações sobre a biodiversidade local, destacando curiosidades de plantas e animais ali presentes.

Durante a atividade, puderam observar aves como andorinhas, gaivotas, flamingos e pequenas garças brancas, assim como formigas-pão. Entre as espécies vegetais identificadas estavam a Flor Coreopsis, as Amófilas Arena e o Chorão da praia.

Demonstrando respeito pelo ambiente, os alunos utilizaram um monóculo para observar à distância aves mais sensíveis, como os flamingos e uma gaivota preta, evitando qualquer perturbação do habitat.

Entretanto, a hora de exploração terminara e os alunos foram lanchar. Depois de repor as energias começaram a brincar no espaço verde que dispunham.

Esta visita realizou-se por se encontrar incluída num Projeto Interdisciplinar (Ciências Naturais, Português e Educação Física), com o objetivo dos alunos estarem em contacto com a natureza, o conhecimento das espécies e a realização atividades ao ar livre.

Foi uma manhã bem passada, os alunos divertiram-se muito e não houve incidentes. O regresso à escola deu-se por volta das 13.00H, de autocarro.

Notícia redigida pela turma A do 5º ano.