A Escola Básica D. Pedro I foi palco mais uma “Rota da Gula”, um evento gastronómico destinado a promover a inclusão, o conhecimento e a valorização da diversidade cultural.
Esta iniciativa organizada em parceria com as associações de pais do Agrupamento (UNAPAP), envolveu centenas de participantes (alunos, famílias e profissionais), que saborearam petiscos portugueses e provaram as mais de quarenta iguarias submetidas a concurso, dignas representantes da gastronomia e da doçaria do Mundo. O programa incluiu ainda música, dança, atividades lúdicas e uma mostra de trabalhos realizados por alunos do 3.º ciclo, alusivos ao tema da Interculturalidade. Antes do encerramento, o júri, constituído por alunos oriundos dos diversos continentes, deu a conhecer os vencedores, aos quais foram entregues os respetivos troféus, num clima de genuína alegria e celebração comunitária.
A “Rota da Gula III” integra o Plano de Ação TEIP (AEI4 – “IdentidadeS”), uma resposta ao incremento significativo da diversidade sociocultural no seio deste Agrupamento, onde se inscreveram este ano 311 alunos de 22 nacionalidades. Para além desta iniciativa, a AEI4 envolve o mapeamento da diversidade cultural, social e linguística do agrupamento, a melhoria do acolhimento e da resposta às necessidades específicas destes alunos, assim como outros projetos interculturais promotores do conhecimento e da valorização das suas raízes culturais, como o é o caso do II Festival Literário Intercultural (em curso), visitas de estudo e outras iniciativas destinadas aos alunos, famílias e toda a comunidade escolar.













